domingo, julho 10, 2005

O Terror Londrino

Na passada quinta feira o terrorismo voltou a atacar!
Desta vez teve como alvo a cidade de Londres, onde um dia anterior se tinha festejado a conquista da organização dos jogos olímpicos de 2010, e cidade esta que é capital do país recebia a cimeira dos G – 8, o Reino Unido.
As causas deste atentado podem se explicar devido a muitos motivos, talvez o principal possa ser associado à Al-Qaida, motivada pela contínua perseguição ao seu líder Bin Laden. Bem como pela falta de critérios credíveis que os EUA e REINO UNIDO, justificaram a sua intervenção no Iraque, com o pretexto de derrubar um ditador Sadam Hussein.
O que é um facto inegável é que quanto mais se lançam ofensivas com o intuito de acabar com o terrorismo em nome do Islão, vão aparecendo cada vez mais seguidores um pouco por todo o mundo, que apoiam as acções da Al-Qaida e outros movimentos islâmicos.
Outro aspecto a considerar, esse sim parece me mais preocupante é o facto de a industria bélica, começa a voltar a ser um bom negócio para investidores nos países desenvolvidos.
Com estes dois factos o mundo actual caracteriza-se pela fobia do medo e do terror, condicionando o dia a dia do cidadão comum, a nível económico e social.
O que importa realmente saber é de que forma se pode combater este flagelo, a meu ver a resposta é simples, apenas ir de encontro aos reais desejos e asseios da população dos países islâmicos.
Na prática é quase impossível pois a grande maioria destes tem costumes e tradições que vão contra o pensamento ocidental.
Se as coisas se processam dessa forma, porque é que ocidente sobe o pretexto cínico da democracia influencia a nível politico esses países?
Devido aos recursos naturais que esses países possuem, o “Petróleo” que tanta falta faz à economia dos países ocidentais, graças ao petróleo os EUA após a II Guerra Mundial, condicionaram um conjunto de países a adoptarem politicas que defendessem os interesses económicos das grandes petrolíferas deste país, com o pretexto de protecção contra o comunismo russo.
Como tal armou muitos destes países e sustentou e sustenta muitas ditaduras nestes países, criando assim focos de tensão aquando de rupturas politica e económicas com estes países. Originando mais tarde ódios e rebeliões radicais contra o ocidente!!!
O resultado está à vista, tivemos o 11 de Setembro (EUA), o atentado de Bali (Indonésia), 11 de Março (Espanha), e agora em Londres (Reino Unido)!!!
Quantos mais inocentes iram perder a vida em nome do terrorismo islâmico, originado pelos interesses económicos dos países mais ricos do mundo! Paz à alma de quem morreu vitima dos ataques terroristas!

Sem comentários: