quarta-feira, julho 06, 2005

Os Impostos e o Papel Social em Portugal

Nos chamados países desenvolvidos o pagamento de impostos é visto como uma forma de contributo de por parte da sociedade em geral para com os mais desfavorecidos, e para sustentar de forma eficaz e qualitativa os serviços sociais vigentes.
O resultado do pagamento dos impostos ao nível da qualidade dos serviços públicos desses países é sobejamente conhecido pela qualidade de serviço prestado que vai de encontro ao desejo das populações!
Em Portugal, pagar impostos é visto como uma despesa inútil imposta por um aparelho de estado burocrata, mal organizado e corrupto quanto baste!
Com resultados à vista, do pior que pode existir, no entanto nestes nos últimos cinco anos o IVA passou de 17 para 21%, sobe a bandeira do défice.
Deixo a pergunta, o que melhorou ao nível do funcionalismo público em Portugal com este aumento?
Controlamos a despesa, acabamos com o compadrio e a corrupção elitista por parte de autarcas e membros dos governos?
Não me parece!!! Pelo menos não tenho visto uma maior JUSTIÇA SOCIAL, apenas um crescimento das desigualdades sociais!
Portanto, não me admiro que em Portugal exista fuga aos impostos por parte de muitos empresários quer pequenos quer grandes, no entanto só se apanha o peixe miúdo pois os grandes continuam no país das maravilhas onde só entra quem tem compadrios e conhece as pessoas certas!

Sem comentários: