terça-feira, julho 12, 2005

Os Incêndios

A floresta constitui para o país um recurso económico importante, no entanto o desenvolvimento do sector florestal passa por um conjunto vasto de medidas que visem travar a sua degradação, sobretudo no que respeita à sistemática destruição pelos incêndios florestais.
Nos últimos dias a comunicação social tem dado conta de um conjunto de incêndios que tem assolado o país um pouco por todo o território principalmente no norte interior e centro!
Todos os anos em Portugal por altura do Verão este fenómeno acontece, no entanto e por mais que os governos invistam na chamada prevenção fica-se com a ideia que cada ano é pior que o anterior em relação ao numero de hectares ardidos.
No terreno esse investimento nunca surte o efeito desejado! Qual será a razão? Existe falta de coordenação? E o papel dos Bombeiros, será que são ouvidos nesta matéria? E os especialistas em ordenamento florestal? E o papel das autarquias neste processo?
Sem estar a alimentar polémicas nem especulações, o facto é que a floresta pode contribuir e muito para o desenvolvimento económico de uma região quer apenas ao nível da prevenção dos incêndios.
Por intermédio da limpeza de florestas, abertura de caminhos, colocação de pontos de água, pode-se obter rendimentos económicos para a região quer ao nível da criação de postos de trabalho todo o ano, pois as florestas devem ser limpas e cuidadas o ano todo não apenas nas alturas estivais, papel que deveria ser concessionado às câmaras municipais, ou dar meios ao sector privado para investir nesse domínios!
A manutenção e preservação da floresta pode também combater o nosso défice energético por intermédio da biomassa existente na floresta em excesso e que pode ser aproveitada, dinamizando a economia local por intermédio da criação de emprego e de riqueza.
Contudo os anos vão se passando e a prevenção contínua a não ser eficaz, e as imagens que a televisão mostra continua a ser de destruição da floresta por causa dos incêndios, populações em perigo e bombeiros esgotados de tanto combate ao fogo.
Deixo a pergunta quantos mais hectares de floresta iram ser queimados, enquanto o homem não deixar de parte a sua desonestidade perante a os recursos florestais?

Sem comentários: