quarta-feira, julho 20, 2005

Seca!!! Será que Nunca Mais Aprendemos!

Ao longo deste ano Portugal tem sido atingido por uma escassez de precipitação extrema, originando uma seca como não se conhece à muito.
Como é do conhecimento comum é nas regiões do sul e do interior de Portugal que este fenómeno causa maiores transtornos às populações e ás explorações agrícolas.
A escassez de água em Portugal em períodos de seca resulta do facto de esta não ser racionada de forma eficaz pelas diversas actividades económicas, pela população em geral e pelas instituições governativas.
Os períodos anteriores de seca em Portugal poderiam ter servido para que se pudesse reduzir os impactos negativos deste fenómeno junto das populações mais afectadas, no entanto os problemas subsistem e não existe maneira de contornar o problema da falta de água em algumas regiões do país.
O recurso a furos de captação em zonas mais áridas, não se apresenta como solução viável e sustentável, os hábitos de gestão da água enquanto consumidores a nível doméstico também não é dos melhores, as industrias na sua maioria utilizam a água sem preocupações quanto à sua escassez como recurso natural.
Portanto urge criar um conjunto de iniciativas que ponham todos a população e as empresas a gerirem melhor este bem comum que é água, desde criar novas formas gestão da água no uso agrícola e industrial, bem como à sua reutilização, mas essencialmente alterar os nossos hábitos como consumidores domésticos!
Se o fizermos pode ser que evitem muitos problemas num futuro próximo, em ano sde seca extrema!

Sem comentários: