quinta-feira, agosto 11, 2005

Portugal não Pertence à OPEP!!!















A excessiva dependência do nosso país em relação ao petróleo apresenta níveis preocupantes que se repercutem no nosso dia a dia.
Desde o aumento dos combustíveis, passando pela subida de preço dos passes sociais, aos produtos mais básicos, como a alimentação.
Agravado ao facto de os combustíveis serem ainda taxados com impostos.
Sendo Portugal um país, não produtor de petróleo e derivados, por lógica devia-se racionar o consumo do mesmo, e apostar em outras formas de energia.
Por um lado deveria – se apostar na melhoria dos transportes públicos, no que concerne ao conforto, rapidez, segurança e mobilidade segundo as necessidades reais das pessoas.
Por outro lado a aposta nos veículos de duas rodas em detrimento dos automóveis, era também uma ideia bem vista, pois estes veículos são económicos do ponto de vista do consumo, apresentam grande mobilidade, ao nível da segurança se forem cumpridas as condutas do código de estrada, aliado a um vestuário próprio, traria maior segurança a quantos circulassem na estrada com esses veículos.
No entanto, é imperativo apostar em energias renováveis em Portugal, mas sem cinismos e eternos estudos de projectos.
Portugal é um país com potencial eólico, solar, hídrico, e biomassa, no entanto a dependência petrolífera agrava-se.
É inconcebível que quem aposte nas energias renováveis tenha tantos entraves burocráticos, e fiscais, partindo logo em desvantagem em relação a outros sectores industriais.
É necessário mais muito mais nestes domínios, não apenas o “parecer bem” perante a opinião pública, é necessário acção!
Só assim poderemos sair deste fosso energético e terceiro mundista em que nos encontramos, tudo por nossa culpa!
Já agora deixo o repto, alguém se lembra que a universidade Portucalense à cerca de dois anos tinha um projecto de adaptar o óleo usado dos restaurantes, como combustível em carros a diesel, existiriam apoios para que a investigação continuasse nesses domínios em Portugal.
Que eu saiba até hoje ainda não observei nada, que me indicasse que a investigação continua, ou quando será que o biodiesel pode ser disponibilizada para o consumidor comum?
Até lá petróleo amigo o povo Português está mais dependente de ti!!!!

Sem comentários: