terça-feira, setembro 06, 2005

A Vergonha Americana!

Estamos no século XXI!!! Parece mentira mas é verdade, já lá vão cinco anos desde que entramos no novo milénio.
Lembro me de ver nos anos 80, filmes futuristas e séries a respeito deste século, muitos demonstravam uma sociedade destruída pelos efeitos da guerra-fria, outros porém mostravam uma sociedade quase perfeita, digna do livro Utopia, de São Tomás Moro.
Uma sociedade onde não existiram diferenças sociais, nem actos xenófobos ou racistas.
Pois bem o furacão Katrina, para além de demonstrar que a força da natureza é mais poderosa que o homem e o seu engenho, mostrou uma América onde existem situações iguais a muitos países do terceiro mundo!
Uma América onde os pobres são mais que muitos e tem dificuldades semelhantes a muitos países do terceiro mundo.
Como é possível que o país mais industrializado do mundo trate assim os seus cidadãos, só porque não tem um carro grande, ou uma casa num bairro fino, ou porque são de pele negra amarela, ou falam espanhol!
A ajuda a Nova Orleães chegou tarde demais, após o furacão, o processo de evacuação das pessoas aquando da chegada do furacão não teve em conta os diferentes estratos sociais da população e a realidade concreta dos modos de vida de uma cidade muito estratificada a nível social!
É curioso como os EUA demonstram ser sempre a potência dominante no mundo, tem o maior exercito e gastam dinheiro em equipamentos militares e segurança interna como ninguém, no entanto esquecem que existe uma América que todos os dias lutam pela sobrevivência, que é perfeito exemplo de exclusão social!
O dinheiro que gastam na defesa serviria perfeitamente para fornecer aos habitantes de Nova Orleães, um conjunto de ajuda que colmatasse os feitos trágicos do furacão, bem como uma evacuação eficaz da população.
É incrível que o presidente dos EUA, com a sua ambição bélica não tenha em conta os reais problemas dos seus cidadãos.

Sem comentários: