quarta-feira, dezembro 21, 2005

Desemprego com Canudo!

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego subiu 3,2 por cento em Novembro face ao mesmo mês do ano passado.
As mulheres continuam a ser as mais atingidas pela falta de trabalho.
Com excepção dos desempregados sem qualquer grau de instrução cujo o número diminui 2,3 por cento, todos os níveis de habilitação escolar registaram acréscimos idênticos, com um vergonhoso destaque para o ensino superior com 15,9 por cento.
Pois bem, parece que vivemos numa ambiguidade de politicas económicas, se não vejamos;
Por um lado os sucessivos governos querem apostar fortemente na educação e dizem que a única forma de desenvolver o nosso país é criar formação na mão-de-obra por modo a ela ser competitiva e dinâmica e, competir de igual modo com outras economias nacionais.
Por outro lado quem se acaba de licenciar não encontra emprego na área de formação, ou então vive o drama do desemprego.
Todo este cinismo, governativo dos últimos anos mostra um país a dois sentidos, o primeiro que fala e propagandeia a ideia de uma sociedade instruída, é a solução, a segunda de um país que tem vontade de evoluir que se instruiu para tal, mas é asfixiado pelos lobbies partidários e vitima de um sistema fiscal que assusta quem quer investir e não pertence a nenhum partido politico do sistema!
No entanto, promete – se empregos com grandes investimentos, fala – se em planos tecnológicos, entoam – se cantos de vitória por Bruxelas nos dar mais dinheiro, enfim diz – se que vai existir um crescente numero de empregos com estas novas medidas.
Estes empregos que na realidade não vão absorver a mão-de-obra de nível superior em Portugal, mas sim alimentar um conjunto de boys de diferentes ramos partidários, só os empregos de baixas qualificações é que ficaram disponíveis para a população em geral.
Portanto não se surpreendam se este número de desempregados licenciados continuará a aumentar, e muitos emigrem, ou comessem a fomentar actos de radicais e de exclusão social.
E assim vivemos num país desenvolvido da União Europeia!

Sem comentários: