terça-feira, abril 03, 2007

Futebol Vs Ignorantes

A violência na sua plenitude é um acto ao qual qualquer sociedade deve condenar, pois o próprio desencadeamento desta, despoleta efeitos colaterais muito mais graves que o acto original de violência.
Todos sabemos que infelizmente pelo mundo fora existem guerras, em nome de um determinado objectivo.
Existem várias formas de violência, desde agressões físicas a verbais, todas elas são condenáveis e devem ser evitadas!
No entanto esta por vezes estraga momentos que deveriam ser de festa e alegria como é esse desporto em massa que se chama futebol.
O comportamento de determinados elementos que apoiam uma equipa de futebol deve ser sempre de “fair play” e de respeito pela equipa adversária, na teoria e nos países ditos civilizados e amantes do desporto rei é assim que se processa.
Agora em Portugal os dirigentes desportivos lançam picardias para o ar como forma de atiçar os sócios e simpatizantes de um ou determinado clube uns contra os outros.
Claro que depois muitos adeptos de futebol aquecidos pelo calor da emoção no momento aliado a umas bejecas, que já lhe aqueceram a mente dão asas à mais pura ignorância comportamental.
O que se passou este domingo no clássico Benfica – Porto, foi uma vergonha para o futebol português, para os próprios clubes e para a imagem das forças da ordem na organização de eventos desportivos de risco, apagando a imagem organizacional deixada pelo Euro 2004.
Mais vergonhoso ainda deve – se ao facto de muitas crianças que estavam a assistir ao jogo terem sido vítimas colaterais de comportamentos de alguns adeptos.
O futebol deve ser uma festa de todos aqueles que queiram assistir a este magnifico espectáculo, nunca deve ser aproveitado como campo de batalha e demonstrações de força por parte de ignorantes.
No entanto é vergonhoso que os dirigentes usem o espectáculo que é o futebol para lançarem autenticas bombas de forma a criar atritos entre os adeptos.

1 comentário:

Anónimo disse...

É raro e necessariamente urgente, existir pessoas que tenham nível crítico. Duas palavras começam esse texto: violência no futebol. O vilão do retrocesso à cultura. (Apenas nesse nosso país é claro, aonde futebol é sinônimo de violência) Temos que ensinar os maus torcedores que provavelmente devem ser analfabetos, a lerem e conseqüentemente diferenciar as palavras futebol de violência).
É certo que em tempos antigos (na época do consagrado Pelé) o futebol, era jogado com amor, e os torcedores guiados por essa mesma força.. Mas, em se tratando dos tempos atuais, não se vê mais amor pelo próprio time, e sim preocupação com a escolha do time da outra pessoa, o que faz gerar discussões e não raramente pancadarias. Mas aí nos não estamos falando mais de futebol e sim de um dos maiores males dos tempos atuais:
I-G-N-O-R-Â-N-C-I-A.
Sim, ela mesma. Enquanto alguns estão questionando a existência de universos paralelos, temos o oposto: ignorantes discutindo escolha de time. Triste contraste. Mais triste ainda é ver essas pessoas presas nesse ciclo vicioso de ignorância, um ciclo que as aprisiona, impedindo-as de pensar.