terça-feira, maio 22, 2007

PT....Ligada a si.........

A Portugal Telecom acusa o regulador das comunicações de ter ignorado "o carácter social" das propostas de tarifário da operadora que visavam substituir o "Plano de Reformados e Pensionistas", que deixou de ser subsidiado pelo Estado.
A operadora apontou esta tarde que "a decisão da Anacom é escrita em tom de imposição em nome de um sistema de regulação completamente desactualizado". O organismo liderado por Amado da Silva decidiu ontem obrigar a PT a continuar com os descontos sociais aos idosos e reformados, tendo que suportar este serviço sem qualquer apoio.
Segundo refere um comunicado da PT, "os tarifários propostos [pela operadora] iriam manter o valor das facturas telefónicas nos mesmos patamares para a grande maioria dos clientes, minimizando o cancelamento da contribuição do Estado". No total são cerca de 230 mil clientes da PT que usufruem do desconto de 50% na assinatura.
O Governo optou no final do ano passado por terminar com os subsídios à PT à conta dos descontos de 50% na assinatura dos reformados e pensionistas com rendimentos inferiores a um salário mínimo, tendo a operadora pedido à Anacom para alterar o tarifário em causa, de modo a fazer face à nova realidade. Com o "chumbo" do regulador a operadora deixa de receber perto de 18 milhões de euros à conta destes descontos.
"A Portugal Telecom propôs dois tarifários um dos quais com desconto de 60% na assinatura. A Anacom decidiu-se por uma opção que é mais onerosa para os nossos clientes de baixo consumo" refere ainda o comunicado da PT.
Segundo o mesmo documento, a PT considera que a decisão de ontem da Anacom foi "excessiva" e que "interfere desnecessariamente no funcionamento de um mercado que é muito competitivo estando a favorecer artificialmente as empresas de comunicações que não investem nas suas infra-estruturas e serviços". Isto porque, aponta a operadora de Granadeiro, a PT "faz chegar os serviços de acesso de Voz e Dados a zonas onde os nossos concorrentes não vêem potencial comercial". – IN Jornal de Negócios de 22 de Maio de 2007

Como é sabido em Portugal existem reformas de miséria se compararmos com as reformas dos restantes pensionistas da União Europeia.
Com a agravante que com o avançar da idade e a diminuição da eficácia do sistema imunológico do ser humano, este tenha necessidade de recorrer a cuidados de saúde, o que implica medicamentos e tratamentos, que custam em muitos casos mais do que as próprias reformas de muitos reformados e pensionistas deste país.
Não esquecendo as despesas normais do cidadão comum como a água, o gás e a electricidade, bens esses indispensáveis à vida humana, ou seja despesas atrás de despesas que sobrecarregam o cidadão comum, jovem e com idade de trabalhar, imagine – se este mesmo efeito nas pessoas de mais idade que tentam sobreviver com pensões de miséria.
Ora muitos idosos espalhados um pouco por todo o país, vivem sozinhos ou em lares quase sem ligação de proximidade com as respectivas famílias, assim o telefone é visto por este grupo populacional com meio de contacto para com os familiares nomeadamente os filhos, que estão longe!
Assim como para ligarem ao senhor Américo da mercearia para lá levar umas compras pois as pernas já não possuem o vigor de outros tempos!
A empresa Portugal Telecom que já cobra a assinatura telefónica a tanto contribuinte deste país, que possui capital do Estado, que enche os seus administradores com vencimentos chorudos, sente – se indignada pois a Anacom a obriga a prestar um serviço cívico e publico para com os pensionistas deste país
É vergonhoso a contestação realizada por esta entidade é uma falta de respeito para com os Portugueses deste país, é assim que se trata quem tem poucos recursos ainda por cima uma empresa que é o que é hoje graças ao monopólio que teve durante muitos e bons anos com o aval dos diversos governos portugueses desde a sua existência.
Dá vontade de boicotar qualquer na hora de escolher qualquer oferta deste operador no mercado!

Sem comentários: