domingo, julho 01, 2007

Um Domingo num Subúrbio de Lisboa


Para os católicos e pessoas em geral o domingo é o dia da família dia de descanso após uma semana de trabalho!

Abordemos hoje uma temática diferente de todas as outras e vamos tentar perceber um domingo num subúrbio de Lisboa, após a hora de almoço.

Muitas famílias aproveitam o bom tempo como hoje e vão dar um passeio até à praia, outras vão a um centro comercial, outras ainda aproveitam para visitar locais aprazíveis de descanso, como Sesimbra, Sintra, Cascais etc.

No entanto existem muitas outras pessoas e se calhar a maioria que não tem outro remédio senão ficarem em casa ou darem uma volta na localidade de onde moram, muitos por questões económicas, outros aproveitam para arrumar a casa, e existem outros ainda que preferem ficar em casa a descansar.

Proponho agora que nos debrucemos sobre aquelas pessoas que vagueiam pelos subúrbios de forma a passar o tempo.

Se por um lado vemos crianças a jogarem à bola na rua por falta de infra - estruturas desportivas adequadas, com os eventuais prejuízos para os carros que se encontram estacionados, bem como edifícios envolventes.

Vemos por outro lado grupos de amigos principalmente associados a imigrantes e pessoas de estruturas etárias mais baixas, debaixo de uma qualquer esplanada a ver as modas a passarem, e a ocuparem o tempo da melhor forma que podem.

Vê - se ainda muitos idosos a vaguearem junto do terminal ferroviário à espera que a morte os venha buscar, pois não encontram forma de ocuparem o seu tempo, e porque as devidas famílias não lhes dão a atenção devida, coisas dos tempos chamados modernos...........

Lembro me dos meus tempos de estudante e de termos abordado esta problemática relacionada com a falta de qualidade de vida dos subúrbios, nomeadamente à falta de equipamentos sociais e desportivos por forma a ocupar as pessoas.

A realidade aqui descrita não é inventada, nem um desabafo pessoal consiste numa tentativa de expor uma realidade comum em muitas áreas suburbanas de Portugal.

Não importa aqui apurar responsáveis pelos actuais dormitórios que se caracterizam estas áreas, importa sim é recuperar estas áreas dando lhes vida e dotando as de zonas de lazer como espaços verdes, desportivos, culturais e que estejam ao serviço da população e que vão de encontro às necessidades da população.

Hoje no dia da inaugural da presidência de Portugal na União Europeia, devíamos aprender e copiar o desenvolvimento ao nível de equipamentos ao serviço das populações que existem um pouco por toda a Europa nos subúrbios em volta das grandes cidades.



1 comentário:

A. João Soares disse...

Magno, Felicito-o por esta descrição que acaba por não ser uma crítica a ninguém, apenas um alerta e sugestões para melhorar as condições de vida de grande parte da população.
Com alertas deste género, os governantes e autarcas deixam de ter álibi para a sua inacção perante estas situações. É preciso iniciar já a melhoria da vida dos cidadãos principalmente os mais desprotegidos.
Se essa melhoria não for realizada, poderá aparecer um surto de marginalidade e de criminalidade.
Obrigado por esta sua acção, Magno.
Abraço