quarta-feira, outubro 24, 2007

Saúde, Lobbies e Impostos!


Não existe viva alma em Portugal que acredite que a carga fiscal, seja aplicada na criação de melhor qualidade de vida(a não ser os boys de partidos de conveniência)!

Em qualquer produto ou bem de serviço está lá o IVA, de 5%, 12%, e 21%!

Agora de que forma se aplica em Portugal, este imposto, na qualidade da saúde?

Com falta de camas para doentes? Com listas de espera para operações? Com horas intermináveis de espera para se ser atendido numa urgência? Com a ida para os Centros de saúde às 4 da manhã para se arranjar uma consulta? Ou com a falta de médicos que se acham donos e senhores do país e exercem a sua influência nas faculdades para as médias não descerem? Em hospitais sobrecarregados como o Garcia da Horta em Almada ou o Amadora - Sintra, que são a vergonha dos nossos governantes ao nível da inoperância da saúde? Ou o encerramento de maternidades em zonas pouco povoadas com o sinonimo da reestruturação de serviços? O preço e comparticipação de medicamentos para pessoas mais idosas ou doentes crónicos?

Dá que pensar e muito, no entanto a carga fiscal existe e é tão penosa como estar numa urgência à espera mais de 6 horas para ser atendido!

No entanto se formos a outros países da União Europeia, a saúde é um bem essencial, veja -se França, Inglaterra, Luxemburgo e outros, que com menor carga fiscal, apresentam um serviço de saúde digno da pessoa humana!

Mas o que interessa neste momento é a assinatura do tratado europeu, realizado em Lisboa, ao menos que importássemos o nível sócio económico de grande parte dos nossos parceiros europeus!



1 comentário:

Al Cardoso disse...

Tambem eu estou convencido, que esta reestruturacao dos servicos de saude, esta de acordo com o lobi dos medicos, essa e a razao porque se encerram servicos no interior, pois os senhores doutores, so gostam de viver em cidades grandes.
A prova podemos ve-la por exemplo no nosso municipio, quantos medicos naturais decidiram viver no concelho?

Um abraco de amizade.

Ps: Ca me encontro ansioso a espera dessas boas noticias!!!