sexta-feira, dezembro 07, 2007

ÁFRICA A ETERNA VERDADE!!!!!


"O primeiro-ministro português e o Presidente do Zimbabué apertaram esta sexta-feira as mãos longe das câmaras de televisão, no interior do Pavilhão de Portugal, onde decorre a recepção às delegações euro-africanas que participam na cimeira de Lisboa, noticia a Lusa.
O Presidente do Zimbabué, Robert Mugabe, foi recebido `às 19:21 à porta do Pavilhão de Portugal pelo secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, João Gomes Cravinho, antes de passar para a sala onde se encontrava o primeiro-ministro português, José Sócrates.
Esta parece ter sido a forma como a diplomacia portuguesa contornou a exibição de imagens do presidente em exercício da UE a apertar a mão ao Chefe de Estado zimbabueano à entrada do edifício onde vai decorrer, até domingo, a Cimeira UE/África.
Imediatamente após a chegada do líder zimbabueano não foram mostradas imagens da sala onde decorre a recepção.
Cinco Presidentes europeus e 35 africanos e 15 primeiros-ministros europeus e 12 africanos participam nesta segunda Cimeira União Europeia/África, segundo a lista oficial hoje divulgada.
A lista indica que, do lado europeu, participam também um vice-primeiro-ministro e quatro ministros dos Negócios Estrangeiros, registando-se que o Reino Unido participa através da Representante Especial junto da União Africana, a baronesa Valerie Amos.
Do lado africano, estarão também presentes dois vice-presidentes e três ministros dos Negócios Estrangeiros." - In Portugal Diário de 7 de Dezembro de 2007

Quem conduziu hoje em Lisboa deparou - se com um conjunto de alterações ao trânsito, que nos complicaram e muito a vida dos lisboetas!!!!
Tudo por causa da cimeira União Europeia - África, sobre presidência portuguesa da União Europeia!
Esta cimeira fica caracterizada pelo diferendo entre a Inglaterra e o Zimbábue, por causa de um dos líderes ditatoriais e corruptos convidados Robert Mugabe!!!!
A primeira vez na historia que a Europa se reunião para debater as questões Africanas foi o maior erro histórico criado em África com repercussões ainda hoje o chamado Tratado de Berlim em 1885 onde as potências europeias cortaram o continente africano a régua e esquadro sem total respeito pela cultura e povos locais de cada região.
Aquando da tomada da indepêndencia muitos destes países tiveram por inúmeras vezes conflitos internos pela disputa de poder devido a muitas riquezas naturais que possuem!
Muitas das elites presentes são corruptas e não defendem os reais interesses das populações africanas usurpam muita das riquezas locais, controlam os militares locais, e criam um clima de repressão, no entanto muitas destas elites são meros fantoches das grandes potências europeias, vivendo num colonialismo disfarçado e bacoco!
Alguém acredita que se Mugabe, defende - se os interesses ingleses no seu país algum líder europeu se iria preocupar com os atentados aos direitos humanos? Se José Eduardo dos Santos não fosse o 10º homem mais rico do mundo por causa do petróleo que controla e diamantes a questão de Cabinda seria esquecida, bem como o facto de ele andar ano após ano a prometer eleições livres? E o Kadafi alguém ainda se lembra do regime que este instaurou no seu país?
Pelo menos África deu nos um exemplo de coragem e luta de um homem que acabou com uma vergonha à qual o mundo ocidental fechou os olhos durante demasiado tempo, Nelson Mandela acabei com o Aparteid na Àfrica do Sul, e com a segregação racial neste país, alguém ainda se lembra qual a posição da Inglaterra nesse tempo em matéria de direitos humanos???????

1 comentário:

Al Cardoso disse...

O perfida "Albion"!
Quando sera que os portugueses realizam que a mais antiga alianca europeia, so tem servido os interesses dos subditos reais ingleses e, a nos so nos tem prejudicado durante toda a nossa historia.
Essa gente nao e de confiar nem em Africa nem em parte nenhuma, pobres dos africanos tambem que nao tem culpa dos corruptos que lhe cairam em cima!