sexta-feira, junho 29, 2007

Triste Fado Lusitano!

"O clima económico nacional, medido pelo indicador da Comissão Europeia, registou uma queda em Maio.
Esta queda, de 102 para 101,9 pontos, foi a primeira em três meses e foi provocada pela deterioração do sentimento económico na indústria, serviços e consumo.
Apenas nos sectores do comércio a retalho e da construção se registaram melhorias, embora os respectivos indicadores permaneçam em terreno negativo.
A descida registada pelo clima português acompanhou a tendência europeia, já que, na média da União, o indicador também baixou, de 115 para 114,9 pontos." - In Agência Financeira online de 29 de Junho de 2007.

Sempre fui muito atento ao mundo que me rodeia, principalmente quando saio à rua tento perceber a forma como as pessoas se relacionam entre si!
Recentemente tenho reparado e desde algum tempo a esta parte, uma total tristeza e desanimo, por parte das pessoas em relação a tudo o que as rodeia, desde a simples fila de supermercado, até à forma como interagem com as pessoas que lhes são mais próximas!
E o que é um facto é que os portugueses ganham muito pouco para o actual nível de exigência da economia, tudo nos têm sido usurpado desde um estado mandrião, injusto, irresponsável que nos cobra todos os impostos ( que deveriam ser aplicados ao serviço do bem estar da sociedade), até aos simples serviços que necessitamos por parte de entidades privadas.
De uma forma simples os preços sobem, os salários não, e fartos de apertar o cinto já andamos todos!
E tudo isso tem repercussões no dia a dia das pessoas, é a prestação da casa que os juros não param de subir, vai - se ao supermercado e o dinheiro vai todo em meia dúzia de produtos básicos, é o passe social , que sobe a gasolina, as empresas que não pagam a tempo e a horas aos fornecedores, tudo isto vai contra a mensagem que o sistema quer passar aos cidadãos deste país.
"De que tudo vai bem, e estamos no caminho certo"- mas na rua as coisas não se passam assim, e isso afecta as pessoas, torna as tristes, desamparadas, revoltadas, com o actual estado da coisas, para além do mais o actual fosso entre ricos e pobres vêm aumentando de uma forma silenciosa e deturpada.
Um simples salário de 600€, parece uma esmola que nos é dada que apenas serve para sobrevivermos na multidão, e o que é mais grave é que vivemos de aparências ocultando dos outros e de nós mesmos que o rei vai nu assim como nós!
No entanto continuamos a permitir erros e mais erros por parte do sistema implantado, alimentado por lobbies, e confinado a mundo de "Alice no país das Maravilhas" onde a preocupação nacional é despedir, e por uma acção em tribunal a quem diz o que muitos dizem baixinho com medo da PIDE Filosófica, instaurada na actual legislatura.
Deixo o repto não é com um povo descontente que o "Grande Irmão" nos domina ou dominará, outros no passado tentaram e caíram também da cadeira, pena é que a m..... ainda seja sempre a mesma mudando apenas os seus interpretes ociosos de poder, e esquecendo o verdadeiro Portugal!

quarta-feira, junho 20, 2007

O Eurobarómetro!

“A maioria dos portugueses considera a situação económica nacional «má», segundo um Eurobarómetro divulgado esta quarta-feira. Portugal encontra-se mesmo nos últimos lugares da tabela sobre este grau de satisfação, que é liderada pela Dinamarca.” In Tsf Online de 20 de Junho de 2007.

Perante estes factos vale a pena perguntar onde está a tão falada recuperação económica propagandeada pelo sistema governativo português?
Na actualidade a pressão dos lobbies da construção civil andam de tal forma ansiosos com a questão do novo aeroporto que tudo tem sido feito e falado de forma a demonstrar a importância deste desígnio nacional imposto à força pelo sistema.
Será que quem nos governa (ou desgoverna, engana, e usurpa) não se apercebe do descontentamento das pessoas no dia a dia, os baixos salários a subida abrupta das taxas de juro nos empréstimos à habitação, o aumento do custo de vida etc.…
Porque não, se apostar não em obras de fachada, e ir realmente de encontro aos desejos e anseios das populações será demagogia ou ilusão de umas das obras de Thomas Moore ou Campanela!
Num país onde as grandes empresas não são nem de longe nem de perto centros de inovação e desenvolvimento como noutros países, onde a educação é ensinar inglês na primária, e onde se renegam as escolas profissionais para segundo plano, do que é que se estava à espera o descontentamento geral por parte de todos!
Já andamos nesta situação há tempo de mais governo atrás de governo não fazem para atenuar a situação, cinismo, hipocrisia, dominam o espectro político português actual.
Enquanto o cidadão comum sofre na pele o resultado de autênticos atentados à qualidade de vida e direito a um bem-estar condigno.
Fala – se que se construirmos um novo aeroporto Bruxelas dá fundos comunitários avultados, e ajuda na construção do TGV.
Eu deixo a pergunta em vez de esta ajuda a estes projectos que nada mais são do que elefantes brancos, porque não Bruxelas atribuir esses fundos na resolução de problemas concretos como o encerramento de multinacionais, maus salários, falta de instrução da nossa mão de obra e fim dos monopólios empresariais em sectores chave da nossa economia, e já agora se não for pedir muitos que tal nos enviarem uns políticos Finlandeses, Noruegueses, ou Dinamarqueses o Zé Povino agradece!

sexta-feira, junho 15, 2007

Tribunal 1 - Estado 0

“As urgências do centro de saúde de Vendas Novas (Évora) retomaram esta sexta-feira o funcionamento 24 horas por dia, na sequência de uma decisão do Tribunal Administrativo e Fiscal de Beja. A reabertura do Serviço de Atendimento Permanente (SAP) de Vendas Novas, que presta o serviço de urgências, tinha sido ordenada quinta-feira pelo ministro da Saúde, Correia de Campos.
A decisão do tribunal de Beja surgiu na sequência de uma providência cautelar interposta pelo município de Vendas Novas, após o encerramento do serviço, a 28 de Maio. Após receber a decisão, Correia de Campos emitiu um despacho a determinar dar-se cumprimento à sentença a partir de hoje.
Correia de Campos acrescentou que «deve ser imediatamente preparado recurso desta sentença», existindo agora um prazo legal de 15 dias para o efeito. Numa reacção à decisão, o Ministério da Saúde, através da assessora de imprensa do ministro, Helena Marteleira, sublinha que «cumpre a lei e as decisões dos tribunais».
Em causa está o SAP, responsável pelas urgências durante 24 horas/dia no centro de saúde de Vendas Novas, que tinha fechado as portas a 28 de Maio, no âmbito da requalificação e redistribuição geográfica dos serviços.” – In Diário Digital de 15 de Junho de 2007.

Os serviços públicos relacionados com a saúde devem estar junto das populações, e devem estar sempre disponíveis para acudirem a todas as emergências para as quais são solicitadas.
Não venha o actual governo dizer que o encerramento de centros de saúde ou de maternidades que apresentam baixos índices de ocupação são a base da despesa que faz engordar o défice das contas públicas.
Não será estranho que apesar do aumento do IVA de 19 para 21%, aliado a um maior controlo e fiscalidade por parte da máquina fiscal, continue se a falar em reduzir despesas no seio do aparelho de estado!
Ou será que existe um determinado grupo de pessoas que não quer abdicar das regalias chorudas a que se acha no direito de ter, por ter ocupado as poltronas de São Bento em nome do serviço público português?
A saúde é um direito elementar a qualquer cidadão, por alguma razão pagamos tantos impostos! Mas qual é a sua real aplicação? Na criação de um aeroporto novo? De um TGV dependente do tamanho da bitola dos carris espanhóis? De um aumento do prémio de produtividade de um administrador de uma empresa municipal? Ou de um almoço com um grupo de empresários que possuem o monopólio do mercado onde operam?
E dar como desculpa do fecho de centro de saúde e maternidades, a falta de utentes nestes serviços em algumas áreas e a determinadas horas?
Já não basta o lobbie da ordem dos médicos em Portugal, o lobbie das farmácias, e agora também existe o lobbie empresarial da saúde nos centros públicos pela mão do actual governo.
Mas desde quando é que os serviços públicos tem de apresentar lucros? Uma coisa é serem bem geridos de acordo com as necessidade locais de uma população outra coisa é apresentarem despesas anormais em luxos ou bens supérfluos, como é o caso de muitas autarquias e ministérios!
A saúde deve ser vista por quem gere como o elemento básico da vida humana, e como tal deve estar sempre pronta a auxiliar quem mais precisa desta.

quinta-feira, junho 07, 2007

G8 Vs Activistas = Tudo na Mesma!

“Os líderes do G8, reunidos na Alemanha, chegaram a um acordo sobre o clima que reconhece a necessidade de reduzir substancialmente as emissões de gases com efeito de estufa e a urgência de uma acção concertada a nível internacional para combater as alterações climáticas.

«Tendo em conta os dados científicos expostos nos relatórios do grupo intergovernamental de peritos sobre a evolução do clima (GIEC), as emissões de gases com efeito de estufa devem parar de crescer e isso deve ser seguido de reduções substanciais de emissões a nível global», pode ler-se no comunicado final da reunião.

O acordo, todavia, não estabelece metas especificas para esta redução mas sim um principio não vinculativo, defendido pela União Europeia, Canadá e Japão, de que essa redução seja de 50 por cento até 2050.” – TSF Online 07/06/07



VS


“Um porta-voz do grupo ambientalista Greenpeace disse que até 11 botes infláveis tentaram entregar uma mensagem aos líderes do G8 pedindo-lhes que se comprometessem a diminuir substancialmente a emissão de gases do efeito estufa.
Quatro dos manifestantes acabaram caindo nas águas do Báltico depois que barcos de patrulha, trafegando em alta velocidade, terem os interceptado enquanto helicópteros das forças de segurança sobrevoavam a área.
Segundo Tobias Muenchmeyer, porta-voz do Greenpeace, vários ativistas haviam sido detidos e as embarcações deles, apreendidas. A polícia afirmou que três manifestantes e um policial ficaram feridos.
A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, criticou a ação do Greenpeace.
"Espero que eles não emitam gás carbônico demais com suas viagens de barco pelo mar Báltico," disse a dirigente a repórteres depois de os líderes do G8 terem concordado em realizar cortes "substanciais" nas emissões de gases do efeito estufa.
A entrada principal de Heiligendamm está bloqueada há mais de 24 horas. Cerca de 4.000 manifestantes, muitos dos quais passaram a noite dormindo na frente da cerca de segurança, ficaram sentados na apertada estrada de três vias, prometendo permanecer ali até o final da cúpula, na sexta-feira.”- In Reuters Brasil 07/06/07


Muito se tem falado a respeito das Cimeiras dos G8 e as subsequentes manifestações que acontecem sempre que estas acontecem.
Se por um lado os G8 a meu ver são uma prova de que o mundo vai mal, pois estes países decidem e espalham os seus tentáculos económicos um pouco por todo o mundo. Tendo como repercussões a criação de desigualdades entre vários países, e a crescente degradação ambiental com efeitos mais devastadores nos países pobres do que nos ricos!
Por outro certos grupos de activistas acreditam que a solução para os problemas do planeta se resolvem com violência e desacatos!
De um lado e do outro os G8 e os activistas expõem as suas razões, o que é um facto é que o planeta continua a sofrer e a desgastar – se diariamente, não se chegando a um consenso nem a um acordo viável e que seja posto em prática.
No entanto, é de referir que só o simples facto de as alterações climáticas terem sido tema de reflexão e de debate por parte dos G8, pode representar por um lado uma maior consciência para as temáticas industriais ao nível do impacto que estas representam no meio ambiente. Ou se debateu apenas as alterações climáticas pelo simples facto de ser uma forma de propaganda envolta de um grande cinismo por parte de quem participou!
O futuro o dirá!