domingo, março 09, 2008

Uma História de Violência!!!!


Por estes dias têm aparecido nos media, um conjunto noticias a respeito de crimes que tem ocorridos junto aos grandes centros urbanos.
Esta escalada de roubos, agressões e mortes têm aumentado nos últimos tempos!
Se por um lado os media tendem a espalhar a cultura do medo na sociedade, devido ao alarmismo com que relatam os acontecimentos, por outro lado a violência nos arredores das grandes metrópoles portuguesas, existe desde à muito tempo, MAS SÓ AGORA É QUE ESTA É DIVULGADA COM RELEVO NA COMUNICAÇÃO SOCIAL!!!
Este fenómeno teve o seu auge no principio dos anos 90, com a crescente segregação populacional, ou seja a divisão da população segundo o seu estratos económicos.
Aliado a um carecimento desordenado de bairros ilegais, em que o poder local e central fechou os olhos para este crescimento desordenado, onde o tempo encarregou - se de os transformar em bairros degradados, onde a hoje a policia têm medo de entrar, e quando entra é recebida à pedrada.
A criação de estes guetos, foi ainda mais evidente com a criação dos chamados bairros sociais totalmente descaracterizados e sem infira - estruturas de apoio a quem aí reside, em virtude do realojamento das populações de muitos destes bairros.
Foi uma forma de os nossos políticos taparem o sol com a peneira, adoptando um método totalmente abandonado pelos franceses desde os anos 60.
VEJA - SE BEM O NOSSO ATRASO EM MATÉRIA DE POLITICAS SOCIAIS!!!!!!!
Aliado ao crescente de desemprego, falta de infira - estruturas lúdicas que sirvam os interesses populacionais, endividamento, impunidade em relação ao crime, descontentamento populacional, e falta de credibilidade politica, assiste - se a um aumento das tensões sociais e dos conflitos.
A criação de um maior fosso entre ricos e pobres, tende a agudizar - se criando focos de tensão e de revolta por parte de sectores da população mais susceptíveis e mais flexíveis da população.
Não nos devemos esquecer que a importação de modelos comportamentais e de estilos de vida servem de exemplo pelas piores razões para a prática de crimes por parte de quem a LEI e a ORDEM à muito deixaram de ter razão neste mundo de loucos.
Perante tudo isto o que fazer? Mais Policia? Uma lei mais regida? Ou prevenir os crimes, adoptando medidas sociais que previnam a delinquência e o crime?
A resposta é óbvia falta nos é vontade politica..... Vejam o programa de Sarkozy em França que para fazer face à escalada de violência nos subúrbios!!
Simples não é??? Já agora vale a pena pensar nisto:
"Porquê o Governo no seu relatório da Segurança Interna dá mais relevo ao ‘Carjacking’, do que à eterna insegurança na linha de Sintra???
Resposta: O ‘Carjacking’ é um fenómeno que a comunicação social dá mais ênfase actualmente pois abrange estratos da população mais elevados, e infelizmente quem usa a linha de Sintra é quem não têm um salário que lhe permita gastar 100€ de gasolina no IC 19..........."

2 comentários:

Anónimo disse...

See Here or Here

Al Cardoso disse...

Caro Magno:

Esta a ser de facto preocupante o nivel de crime violento em Portugal, ja nem me admirava se acontece-se so nas grandes areas metropolitanas, mas parece estar a estender-se a todo o pais regional, ate na nossa querida Beira!
Um abraco de amizade dalgodrense.