segunda-feira, março 16, 2009

O Bem Escasso!!!


"Começa hoje, dia 16, o 5º Fórum Mundial da Água em Istambul. Países e Organizações Internacionais vão procurar encontrar soluções para os problemas relativos aos consumo de água


Portugal vai participar no fórum sob o tema tema “Superando a Escassez da Água, rumo à Sustentabilidade”. São mais de 200 ministro e 300 organizações, uma participação esperada acima de 20 mil pessoas.

As previsões de escassez na Europa apontam para uma área afectada de 17% do território. Facto que, actualmente, não preocupar apenas os países do Mediterrâneo.

Segundo a página portuguesa dedicada ao invento, o objectivo desta participação visa dar visibilidade não só aos problemas de seca e escassez que Portugal enfrenta, mas também mostrar as políticas levadas a cabo para combater esta tendência.

Os ministros reunidos deverão adoptar, no final do fórum, o "Istambul Water Guide".

A utilização sustentável dos recursos hídricos mundiais era até à bem poucos anos uma questão ignorada. Este fórum existe desde 1997, na altura realizado em Marrocos na cidade de Marraquexe." - In Acabra.net de 16 de Março de 2009.

A água é no nosso pais um bem explorado, de forma deficiente e como se fosse algo inesgotável.
Na verdade a água é um recurso cada vez mais escasso e caro, e o nosso país com a crescente diminuição da precipitação em virtude das alterações climáticas, pode e deve fazer muito mais nesta matéria.
Desde o simples lavar de loiça, ao facto de se tomar banho, muitos dos nossos comportamentos são viciados, bastando um pequeno gesto para se poupar muitos litros de água.
No entanto o próprio recurso água, não é distribuída de forma uniforme pelo país, se por um lado temos o norte litoral com boas reservas de água e com abundância de precipitação o sul, já apresenta graves carências em períodos mais secos.
Gerir a água deverá ser, um exercício onde o bom senso e respeito pelo bem que estamos a gerir deve ser sempre mantido em linha de conta.
No entanto importa referir, esta ideia base, se alteramos os nosso hábitos, e comportamentos em relação a este recurso, poderemos assegurar o futuro, caso contrario estaremos a prejudicar o nosso futuro e bem estar...

Sem comentários: