sexta-feira, janeiro 23, 2009

Mundial 2018: Mais um projecto a gozar com os portugueses!!


Anda tudo em alvoroço, os canais do senhor Bilberg tuga, já dizem que é um dia muito importante para Portugal....
No entanto o aumento do desemprego, os baixos salários, e a perda de poder de compra por culpa das taxas de juros dos bancos nos empréstimos à habitação.
Já não é prioridade nem nunca foi, interessa nos sim criar condições para o "circo", aliás um povo estúpido é sempre mais fácil de governar pelo menos enquanto as preocupações nos cafés for, o fora de jogo que não foi assinalado.
Gosto de futebol e muito, mas no entanto acho que neste momento temos situações mais graves e importantes para resolver.
Já se pensou que as obras como TGV e o novo aeroporto, serviram agora de maior pretexto para serem realizadas o Mundial de 2018.
Com o dinheiro que se gastou na construção de novos estádios para o Euro 2004, deixamos uma pesada herança ao erário publico. Perdemos oportunidades de duplicar à mais tempo o IP3, e IP4, dois cancros do regime Cavaquista.
De ter evitado a queda da ponte de Entre os Rios, de construir mais escolas nos subúrbios de Lisboa, bem como uma melhor manutenção e conservação das escolas existentes.
Dotar os nossos laboratórios públicos de maiores infraestruturas, criar o hospital de Sintra e do Seixal, não ter encerrado as maternidades e centros de saúde no interior do país.
Criar maior equidade nos serviços jurídicos e dotá los de maior segurança e eficácia.
Enfim um conjunto de sofrimentos que poderíamos ter evitado e de apertos nos cintos.
Alguns poderiam dizer, " foi um sucesso o Euro 2004 em termos de organização, e de projecção do pais além fronteiras"...
Será que o turismo justifica tudo e por vezes em massa para o Algarve, cheio de ingleses sedentos por sexo, calor e cerveja....
Não restam duvidas que o turismo emprega e cria riqueza no pais no entanto não acham que existem outros métodos de promover Portugal a nível turístico, veja se o exemplo da ilha da Madeira.
O que é que realmente importa é o nosso bem estar enquanto cidadãos, ou a imagem que deixamos transparecer????

domingo, janeiro 11, 2009

Planear, Prevenir ??? O Conformismo TUGA!!!


As condições meteorológicas agravaram-se durante a noite e obrigaram as autoridades a condicionar a circulação de trânsito em várias estradas a Norte e no Centro do país. Após novo corte parcial de 15 horas, a Auto-estrada 4 foi reaberta ao trânsito a meio da manhã. In RTP on Line de 11 de Janeiro de 2009.

Comentário: Será que estas condições atmosféricas que recentemente temos vivido são assim tão anormais????
Ou teremos memória curta???
Será que a Protecção Civil não está suficientemente preparada para lidar com estas questões??
E os meios que dispomos será são insuficientes tendo em conta a história de meteorológica portuguesa???
Apesar de possuirmos um clima bastante heterogéneo que distingue o Norte e o Sul, sempre tivemos de nos adaptar às vicissitudes deste.
Adaptar, e não preparados para as consequências que daí advém....
Se com experiências anteriores tivéssemos aprendido a planear estas situações se calhar situações como a noticia de hoje eram evitáveis.
No entanto não aprendemos com os erros....