quarta-feira, dezembro 15, 2010

LUXEMBURGO = PAÍS VS PORTUGAL = ????

"O poder de compra dos habitantes dos países membros da UE oscila entre 44% e 271%.
Portugal é o 10º país mais pobre da União Europeia. Luxemburgo é o mais rico, revela o Eurostat.

Equiparar as condições de vida em toda a União Europeia continua a ser um sonho. O poder de compra dos habitantes dos países membros oscila entre 44% e 271% em relação à média europeia (100%), segundo um estudo do Eurostat que exprime o produto interno bruto (PIB) per capita de cada país em termos de poder de compra.

O poder de compra é calculado pelo Eurostat de forma simples: O instituto de estatísticas da União Europeia pega nos níveis de riqueza brutos e aplica-lhes um deflator que permita eliminar o efeito dos vários preços serem diferentes na União Europeia. O resultado é um indicador capaz de aferir o poder aquisitivo dos agentes económicos de um dado país.

Em termos de evolução, a posição de Portugal no 'ranking' europeu subiu uma posição, - de 9ª para 10ª - atingindo o valor mais alto desde 2004, o que quer dizer que os trabalhadores portugueses encerram o ano com ganhos.

Ainda assim, a capacidade dos residentes em solo nacional de adquirir bens e serviços representa apenas 80% da média da União Europeia. Um resultado que deixa Portugal na cauda da Europa, lado a lado com Chipre, Grécia, Eslovénia e República Checa.

O fosso entre os países mais ricos e os mais pobres do bloco é visivel. O Luxemburgo é de longe o país mais rico da UE, com quase o triplo de rendimentos per capita em relação à média, seguido pela Holanda, Irlanda e Áustria.

Os mais pobres são a Bulgária, Roménia, Letónia, Lituânia e Polónia, que encerra a lista com um PIB per capita 44% abaixo da média." - In Diário Economico de 15 de Dezembro de 2010.

Visitei o Luxemburgo com 16 anos, em época de natal no ano de 1996, na altura fiquei impressionado com o nível de vida com que os portugueses que lá residem vivem...
Apesar de ser um país pequeno, e possuir uma economia assente numa tradição bancária, e da extracção do ferro. sempre soube aliar os interesses do seu povo, de uma forma comum, de maneira a que a riqueza nacional fosse distibuida pela população de forma equitativa...
Forma estranha de se viver, para um principado, tendo em conta que este método económico muito merdas que se acham de direita, acusam logo de ser socialista, ou comunista!!!!
Ainda mais estranho num pais onde a sua força de trabalho reside na emigração portuguesa, desde os anos 60, e onde os meritos de quem trabalha são aplicados de forma a motivar e a estimular a sua economia.
Acredito que existam interesses, e formas de corrupção no entanto a POPULAÇÃO VIVE BEM, É FELIZ COM AS CONDIÇÕES SOCIAIS QUE O LUXEMBURGO APRESENTA, AO CONTRARIO DO NOSSO PAÍS ONDE AS DIFERENÇAS ENTRE RICOS E POBRES É CADA VEZ MAIS GRITANTE...

1 comentário:

al cardoso disse...

O que mais custa a saber, e que a diferenca e gritante e tende a acentuar-se, depois dizem que somos governados por "socialistas"!!!

Um abraco dalgodrense