sexta-feira, junho 17, 2005

No passado dia 10 de Junho, o impensável para alguns aconteceu em Portugal!
Um grupo de jovens começou a assaltar os banhistas da praia de Carcavelos, concelho de Cascais!
Diz se que foram 500, outros 400, hoje ouvi dizer que eram apenas 40!
O que é um facto é que este trágico e vergonhoso acontecimento é o resultado de uma má politica de imigração e principalmente de inserção social dos imigrantes.
De uma forma simples pode-se resumir assim a politica de imigração em Portugal, o imigrante sai do seu país de origem, que é por norma um país Africano com ligações a Portugal.
Ao chegar, é totalmente abstraído pelas autoridades portuguesas, pois ao contrário que se possa pensar NÃO EXISTEM POLITICAS INSTITUCIONAIS DE ACOLHIMENTO A IMIGRANTES.
Esta abstracção faz com que este seja posto à margem da sociedade, é segregado socialmente, ou seja de um modo simples vai residir para áreas desprovidas de qualquer infra-estrutura social de inserção, os chamados guetos!
Arranja emprego em áreas onde o trabalho é precário, e com más condições laborais, muitas vezes na clandestinidade, em sectores como construção civil, restauração e afins!
Estes como lei natural da vida reproduzem-se e constituem suas famílias no país de acolhimento (Portugal).
Com o nascimento dos filhos dos imigrantes, nasceu em Portugal um fenómeno que deriva da falta de infra-estruturas sociais e económicas a que estes jovens estão sujeitos, aliado ao facto de estes terem crescido em autênticos guetos na periferia de Lisboa, totalmente segregados socialmente.
Criando – se conflitos de tensão entre estes e a sociedade em geral!
O que não deixa de ser caricato é que este fenómeno aconteceu anteriormente em outros países. Existem pessoas ligadas ao estudo deste tipo de problemáticas no que concerne à imigração e integração com soluções credíveis e realistas.
No entanto, os poderes políticos quer a nível local e central, abordam o problema de uma forma irreal e pouco relevante, resultado AS COISAS TENDEM A PIORAR COM O PASSAR DO TEMPO!!!!

Sem comentários: