quarta-feira, maio 30, 2007

A Luta Continua!!!! Uma Nova abordagem sem Idiologias Partidárias!

Hoje foi dia de greve geral um pouco por todo o país! Duas premissas a reter:

- A discordância típica entre sindicatos e governo a respeito da adesão real à greve por parte dos trabalhadores!

- A ideia que a greve nos tempos de hoje não causa um impacto de forma a alterar o actual estado das coisas, é necessário demonstrar o descontentamento das pessoas em relação ao desgoverno que vem reinando por Portugal!

Uma boa forma de demonstrar o descontentamento seria o total desprezo e não pagamento de impostos por parte de quem trabalha uma vida inteira honestamente, e todos os dias sempre que vai ao supermercado vê o IVA a aumentar o preço dos bens essenciais, vai ao hospital tem de pagar a taxa moderadora, paga os combustíveis, luz e água cada vez mais cara, vai para a faculdade e ainda tem de pagar propinas, demora mais de 1 ano a ser operado às cataratas, e vai para o desemprego com 50 anos pois a multinacional onde trabalhava e que recebeu fundos da União Europeia, encerrou portas e se prepara para rumar em direcção à china!
Enquanto espera a vez de ser atendido no centro de emprego, vê na televisão o autarca ou membro do governo a dizer que vai criar mais empregos em Portugal!
Que aconteceria se cada Português honesto neste país batesse o pé ao fisco e exigisse ser tratado com dignidade e respeito por quem finge que governa?
A alternativa à greve, parte pela união das pessoas em torno de um objectivo laboral comum, melhores salários, fim da teia corruptiva por parte das elites politicas e dos grandes lobbies empresariais em Portugal, e distribuição igual da riqueza criada, de forma a tornar uma sociedade mais justa!

domingo, maio 27, 2007

A Escola

"São 1313 as escolas básicas do 1.º Ciclo que não deverão reabrir no início do próximo ano lectivo. O JN teve acesso ao relatório produzido pelo Gabinete de Informação e Avaliação do Sistema Educativo (GIASE), que sinalizou 614 estabelecimentos para fecharem só na Região Centro. Pelo país multiplicam-se os concelhos que ficarão apenas com uma, duas e três escolas - sempre no Interior. No Alentejo, aumentam os municípios que só ficam com as integradas a funcionar – caso de Barrancos e Gavião. As direcções regionais de educação alegam "não ter ordens" para se pronunciarem. O ministério mantém-se em silêncio. Os sindicatos revoltam-se contra o que consideram ser a "desertificação" do país.A Região Centro vai ser a mais penalizada - poderá perder quase 39% das suas escolas. Entre os concelhos com mais estabelecimentos sinalizados destacam-se o de Viseu (com 28), o da Guarda e Tondela (22), Coimbra, Seia, Leiria e Pombal (20) e Cantanhede (18). Perdas que para alguns concelhos poderão significar quase metade do seu parque escolar - caso da Guarda, 48, 8% - ou mais se em Seia encerrarem 20 escolas, a reorganização traduzir-se-á numa perda de 64,5% do parque escolar do concelho. Celorico da Beira tem 13 estabelecimentos sinalizados para fechar. A confirmar-se ficará com três, perdendo 81,2% da sua rede de ensino." - In Jornal de Noticias edição de 27 de Maio de 2007

Construídas no apogeu do Estado Novo, e com um desenho em todo semelhante, e uma das imagens de marca do Ministro das Obras Públicas de então Duarte Pacheco.
As escolas das aldeias eram um pólo de dinamismo vivo, e aprendizagem dos meios mais rurais, propaganda do Estado Novo à parte nestas escolas muitas crianças aprenderam a ler e a escrever, a tabuada e a brincar pelos recreios em volta da escola.
Muitas vezes estas escolas eram o único lugar onde muitas crianças folgavam dos duros trabalhos agrícolas que a família lhes empunha, em virtude da sociedade agrícola de então.
Com o crescimento da emigração, dos meios rurais para os meios urbanos e para o estrangeiro, os recreios de outrora ricos em crianças, nos seus risos e brincadeiras começou a fazer – se ouvir cada vez menos….
Com a falta de atracção real ao investimento em muitos concelhos rurais e do interior do nosso país, a população jovem vai cada vez mais se afastando destas áreas e dirige – se cada vez mais para áreas geradoras de emprego e riqueza (Lisboa e Porto)
Por muitos quadros comunitários de apoio, que tem ajudado em algumas medidas o desenvolvimento do nosso país, é por demais urgente criar infra-estruturas empresariais de apoio real ao investimento em muitos destes concelhos
Estas tem de passar não por criar apenas parques industriais, dotado de infra – estruturas físicas mas também dotadas de capital humano dinâmico ambicioso e que vá de encontro às necessidades competitivas de mercado.
Não é fechando escolas e concentrando todas as crianças nas sedes de concelho que se vai resolver o problema do encerramento de escolas no interior de Portugal, em nome do chamado controlo do défice das contas públicas.
A solução prende – se com investimento na educação nomeadamente no ensino profissional, este sim é a meu ver a semente para dinamizar o investimento por parte da iniciativa privada nestas regiões.
Contudo e até lá mais uma empresa na Guarda despede 500 trabalhadores, e o que é que o estado faz? Preocupa – se em defender a Ota falando mal da margem Sul!

terça-feira, maio 22, 2007

PT....Ligada a si.........

A Portugal Telecom acusa o regulador das comunicações de ter ignorado "o carácter social" das propostas de tarifário da operadora que visavam substituir o "Plano de Reformados e Pensionistas", que deixou de ser subsidiado pelo Estado.
A operadora apontou esta tarde que "a decisão da Anacom é escrita em tom de imposição em nome de um sistema de regulação completamente desactualizado". O organismo liderado por Amado da Silva decidiu ontem obrigar a PT a continuar com os descontos sociais aos idosos e reformados, tendo que suportar este serviço sem qualquer apoio.
Segundo refere um comunicado da PT, "os tarifários propostos [pela operadora] iriam manter o valor das facturas telefónicas nos mesmos patamares para a grande maioria dos clientes, minimizando o cancelamento da contribuição do Estado". No total são cerca de 230 mil clientes da PT que usufruem do desconto de 50% na assinatura.
O Governo optou no final do ano passado por terminar com os subsídios à PT à conta dos descontos de 50% na assinatura dos reformados e pensionistas com rendimentos inferiores a um salário mínimo, tendo a operadora pedido à Anacom para alterar o tarifário em causa, de modo a fazer face à nova realidade. Com o "chumbo" do regulador a operadora deixa de receber perto de 18 milhões de euros à conta destes descontos.
"A Portugal Telecom propôs dois tarifários um dos quais com desconto de 60% na assinatura. A Anacom decidiu-se por uma opção que é mais onerosa para os nossos clientes de baixo consumo" refere ainda o comunicado da PT.
Segundo o mesmo documento, a PT considera que a decisão de ontem da Anacom foi "excessiva" e que "interfere desnecessariamente no funcionamento de um mercado que é muito competitivo estando a favorecer artificialmente as empresas de comunicações que não investem nas suas infra-estruturas e serviços". Isto porque, aponta a operadora de Granadeiro, a PT "faz chegar os serviços de acesso de Voz e Dados a zonas onde os nossos concorrentes não vêem potencial comercial". – IN Jornal de Negócios de 22 de Maio de 2007

Como é sabido em Portugal existem reformas de miséria se compararmos com as reformas dos restantes pensionistas da União Europeia.
Com a agravante que com o avançar da idade e a diminuição da eficácia do sistema imunológico do ser humano, este tenha necessidade de recorrer a cuidados de saúde, o que implica medicamentos e tratamentos, que custam em muitos casos mais do que as próprias reformas de muitos reformados e pensionistas deste país.
Não esquecendo as despesas normais do cidadão comum como a água, o gás e a electricidade, bens esses indispensáveis à vida humana, ou seja despesas atrás de despesas que sobrecarregam o cidadão comum, jovem e com idade de trabalhar, imagine – se este mesmo efeito nas pessoas de mais idade que tentam sobreviver com pensões de miséria.
Ora muitos idosos espalhados um pouco por todo o país, vivem sozinhos ou em lares quase sem ligação de proximidade com as respectivas famílias, assim o telefone é visto por este grupo populacional com meio de contacto para com os familiares nomeadamente os filhos, que estão longe!
Assim como para ligarem ao senhor Américo da mercearia para lá levar umas compras pois as pernas já não possuem o vigor de outros tempos!
A empresa Portugal Telecom que já cobra a assinatura telefónica a tanto contribuinte deste país, que possui capital do Estado, que enche os seus administradores com vencimentos chorudos, sente – se indignada pois a Anacom a obriga a prestar um serviço cívico e publico para com os pensionistas deste país
É vergonhoso a contestação realizada por esta entidade é uma falta de respeito para com os Portugueses deste país, é assim que se trata quem tem poucos recursos ainda por cima uma empresa que é o que é hoje graças ao monopólio que teve durante muitos e bons anos com o aval dos diversos governos portugueses desde a sua existência.
Dá vontade de boicotar qualquer na hora de escolher qualquer oferta deste operador no mercado!

terça-feira, maio 15, 2007

Castelos de Areia

Com a queda da Câmara de Lisboa, e a marcação de eleições intercalares foram sugeridos alguns nomes por um lado o Partido Socialista já definiu um candidato e o Partido Social-democrata, escolheu também um candidato.
Existe também neste momento uma candidatura independente, o que é de louvar tendo em conta o bipolarismo partidário existente em muitas autarquias do país.
No entanto e a meu ver, como já disse a quando das autárquicas, parece me que os candidatos são apenas elitistas, não conhecendo as reais dificuldades e problemas das gentes de Lisboa.
Gostava de estar enganado, mas parece me que estas eleições apenas vão servir a ideologias partidárias e não as reais resoluções dos problemas das gentes de Lisboa.
Por aí se pode ver que os partidos apenas olham para o seu umbigo tudo o resto é paisagem……

terça-feira, maio 08, 2007

Comércio Justo - Sabe do que se trata?

No dia 8 de Maio celebra-se o Dia Internacional do Comércio Justo, ora muito boa gente não sabe o que é o comércio justo, uns por falta de informação outros porque este é totalmente aniquilado pelo comércio selvagem e desumano que se vive um pouco porto da a parte!
Contudo aqui vai uma breve definição e explicação tendo por base a Rede Europeia de Lojas de Comércio Justo] como:”uma parceria entre produtores e consumidores que trabalham para ultrapassar as dificuldades enfrentadas pelos primeiros, para aumentar o seu acesso ao mercado e para promover o processo de desenvolvimento sustentado. O Comércio Justo procura criar os meios e oportunidades para melhorar as condições de vida e de trabalho dos produtores, especialmente os pequenos produtores desfavorecidos. A sua missão é a de promover a equidade social, a protecção do ambiente e a segurança económica através do comércio e da promoção de campanhas de consciencialização.
Têm os seguintes princípios:
A preocupação e o respeito pelas pessoas e pelo ambiente, colocando as pessoas acima do lucro;

A criação de meios e oportunidades para os produtores melhorarem as suas condições de vida e de trabalho, incluindo o pagamento de um preço justo (um preço que cubra os custos de um rendimento aceitável, da protecção ambiental e da segurança económica);

Abertura e transparência quanto à estrutura das organizações e todos os aspectos da sua actividade, e informação mútua entre todos os intervenientes na cadeia comercial sobre os seus produtos e métodos de comercialização;

Envolvimento dos produtores, voluntários e empregados nas tomadas de decisão que os afectam;

A protecção dos direitos humanos, nomeadamente os das mulheres, das crianças e dos povos indígenas;

A consciencialização para a situação das mulheres e dos homens enquanto produtores e comerciantes, e a promoção da igualdade de oportunidades;

A promoção da sustentabilidade através do estabelecimento de relações comerciais estáveis de longo prazo;

A educação e a participação em campanhas de sensibilização;

A produção tão completa quanto possível dos produtos comercializados no país de origem.”

Aqui fica um breve esclarecimento, se quiser saber mais informações e lojas relacionadas com o comércio justo consulte os seguintes sítios na Internet:
www.alternativa.comercio-justo.org

www.inde.pt/Actualidade/ComerJusto.htm

www.reviravolta.comercio-justo.org

sexta-feira, maio 04, 2007

O senhor Gente!

O que se tem passado na câmara de Lisboa por estes dias só vêm provar que a politica está podre, pois todos falam em ser pessoas sérias e depois é raro o autarca que não seja acusado de um qualquer caso de corrupção.
No entanto importa referir duas pessoas que se têm mostrado aos olhos do público mais inocente de maldade, um verdadeiro exemplo na sociedade, falamos do Senhor Gente e do “Ganda Noia” respectivamente.
O senhor gente devia era ter vergonha de fazer as palhaçadas que faz em relação ao caso dando uma de Elliot Ness cínico da Câmara de Lisboa dentro dos vereadores da Câmara de Lisboa esquece – se de dizer que quando entrou para a Câmara introduziu lá os seus boys que nem foram a concurso público como devia ser norma ao comum dos cidadãos que quer servir o estado português, mas enfim estamos em Portugal, ninguém te leva a mal.
O “Ganda Noia”, vendo que o seu partido é parco em candidatos credíveis aos olhos dos portugueses deu a um independente o seu apoio, quando este se vê em maus lençóis tenta lavar as mãos e sair ileso em nome da credibilidade!
Por aí já se vê o espectro político nacional, que o diga Eça de Queirós, e Almeida Garret, que em muitas das suas obras detectaram os males políticos deste país, pelos vistos nada mudou, a m……, é a mesma só mudam as caras e a época!!!!